sábado, 30 de agosto de 2014

Os sinais de uma falsa conversão

OS SINAIS DE UMA FALSA CONVERSÃO
Atos 8:9-24   - Mateus - 7: 20
"Assim pois, pelos seus frutos os conhecereis." Mateus 7:20

Simão exercia a "arte mágica" ou bruxaria... prática comum na sua época.
José no Egito e os MAGOS; Gn 41.24; Moisés no Egito enfrentou os MAGOS;  Ex 7: Daniel e os MAGOS Dn1; Nascimento de Jesus vieram os MAGOS do oriente; Atos fala de Simão Cap 8; de Barjesus ou Elimas Cap 13.
A prática da magia e do ocultismo era comum, eram vistos como "homens sábios" que trabalhavam, uns a serviço dos Reis e Faraós antigos, outros de maneira autônoma... Eles  praticavam a astrologia, a adivinhação, consulta dos mortos e outras práticas ocultistas numerosas demais para mencionar, e eram, portanto, homens ocultistas. Esses magos criam que existiam diversos níveis de conhecimento e que a espiritualidade ia se elevando.
Simão, na verdade se mostrava ao povo de Samaria como se fosse uma deidade! O povo de Samaria o considerava como um semi-deus. Achamos essa alusão nos versos 9 e 10 “PODER DE DEUS, GRANDE PODER”.
Isso nos ajuda a compreender sua profunda admiração quando Filipe veio à cidade e começou a operar milagres por meio do poder do poder do Espírito Santo, que fazia a magia de Simão parecer amadorismo; julgando por suas ações subseqüentes, parece que ele concluiu que Filipe era um adepto mais avançado do que ele - talvez até um mestre elevado! Observe que o verso 13 diz "o próprio Simão abraçou a fé" - isto é, ele aderiu, acreditou e confiou no ensino de Filipe..." A tradução aqui sugere que Simão obviamente creu no ensino de Filipe, mas não na salvação em Jesus Cristo.
Observe que após ser batizado, ele "ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito, extasiado."
Ele estava fascinado por Felipe e o poder de Felipe. Não havia nele verdadeira conversão a Cristo.
Podemos identificar a falsa conversão por alguns sinais, e são eles:

1) É AQUELA CONVERSÃO QUE VIVE DO ILUSIONISMO (V.11)
Simão estava acostumado às adesões e não sabia o que era conversão, novo nascimento.. ser batizado no Espírito Santo. Ele sabia o que era adesão e não “conversão”.

2) É AQUELA CONVERSÃO QUE PRODUZ INTENÇÕES ERRADAS. (V.18 -20)
Quando Simão observou os apóstolos impondo as mãos sobre os crentes para que recebessem o Espírito Santo, suas verdadeiras intenções vieram à tona imediatamente. Shazam! Aquilo era magia poderosa e ele também precisava tê-la; custasse o preço que custasse! Assim, ele fez um grande erro e tentou oferecer dinheiro em troca do "segredo" daquela capacidade sobrenatural. Observe atentamente o que se faz hoje no seio evangélico...
Uma Igreja FIEL não precisa viver “pedindo”.

3) É AQUELA CONVERSÃO QUE SÓ SE REALIZA COM O ESPETÁCULO E A ADRENALINA EVENTOS - DOS SINAIS E MARAVILHAS. (13 e 19).
Simão não estava entendendo nada - pra ele, o que valia era a adrenalina, emoção de momento... Ele queria estar em evidência...
Em Mateus 7:15-23, o Senhor faz alguns comentários contundentes sobre os falsos profetas e dá instruções sobre como podemos detectar esses impostores, mas essas instruções também se aplicam àqueles que não são cristãos genuínos. Começando no verso15, lemos:
"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."
Aqui o Senhor nos diz como detectar os falsos profetas, ou também qualquer profissão de fé que não seja genuína.

3) É AQUELA CONVERSÃO QUE VIVE DE APELOS DA TROCA, O LUCRO DE DAR PARA RECEBER. (V.18)

O lucro, tirar vantagem, a luxuria,etc. “CONVERTER-SE AOS SINAIS E NÃO AO DEUS....”
A falsa conversão não entende o evangelho e não se contenta com o que temos recebido de Deus pela divina providência. - Deus já te deu seu filho Jesus... Restaurou a vida... Esperança para o futuro... bênçãos espirituais... Que mais cobramos de Deus?
Existem lugares onde as bênçãos são negociadas... Não pense irmão, que, só porque a pessoa diz: “Em nome de Jesus!”, ela está certa., Veja bem: “... Muitos virão em meu nome farão sinais e maravilhas... Não creiais...”
As falsas conversões estão identificadas aqui na Biblia, elas valorizam o capital ao invés das pessoas...

4) É AQUELA CONVERSÃO QUE PRETENDE ADAPTAR O EVANGELHO À SUA VIDA E NÃO A VIDA AO EVANGELHO (V.20-24)

Simão queria fazer uma adptação do evangelho ao seu extraordinário poder de magia, mas não queria pagar o preço do discipulado. Queria pagar o preço para fazer sua própria forma de seguimento... Não é assim... SE DEUS ME AMA, ELE ME ACEITA DO JEITO QUE SOU !
Observe que os lugares que vendem as bênçãos de Deus crescem mais do que aquelas que pedem vida com Deus... A resposta é simples: É mais fácil pagar do que comprometer-se...
Analise os frutos do Espírito Santo em Ef.5:3,5,11,14:
"Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça, nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos... (5) sabei que nenhum avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus... (11) Não sejais cúmplices das obras infrutíferas das treva, antes porém, reprovai-as... (14) Desperta tu que dormes, levanta-te de entre os mortos e Cristo te iluminará...”
É claro que existem outras características de uma falsa Conversão... Mas a característica do verdadeiro convertido é essa - ELE SEMPRE AMARÁ A DEUS SOBRE TUDO, inclusive seu dinheiro, e procurará amar o próximo como a si mesmo...

CONCLUSÃO:
Vs 25... Os verdadeiros discípulos de Jesus, procurarão testificar com seus frutos de vida e pregar a Palavra do Senhor por onde forem. Vivenciando uma conversão autêntica e frutífera, que cresce à medida que se entrega ao poderoso mover do evangelho autêntico de Jesus.
Que nossa conversão seja autêntica, e que Deus nos abençoe!
REVWS 15.06.2014 IPBVV