sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Doutrinas básicas

Doutrinas Básicas da Igreja Presbiteriana do Brasil

Aqui estão nossos primeiros passos no estudo das Doutrinas básicas da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Estes temas foram sugeridos pelo Conselho de Educação Religiosa da 1ª Igreja Presbiteriana em Vila Velha-ES para estudo, adaptação e ensino no ano de 2014.
Para quem quiser estudar e crescer, bons estudos!
Rev. Walter de Sousa 

AULA 01:  As Cinco Ênfases da Reforma Protestante:

Somente as Escrituras - Sola Scriptura/ Somente Cristo – Solus Christus / Somente a Graça – Sola Gratia / Somente a Fé – Sola Fide /Somente a Deus toda a Glória – Soli Dio Gloria
“O Historiador protestante considera a Reforma um movimento que fez a vida religiosa voltar aos padrões do Novo Testamento” (E E Cairns – “O Cristianismo Através dos Seculos” – pp 224)
Seg
Heb.4:12-16
Ter
Heb 5:11-14
Qua
At 2:42
At 20:17-32
Qui
I Pe 3:15
II Tm 2:15
Sex
II Tm 2:2-4
Sab
Mt 22:29

PORQUE PRECISAMOS CONHECER A DOUTRINA BIBLICA?
(1) Porque as Escrituras Sagradas sustentam nossa fé.  (Jo5:39; II Tm 2:2-4)
(2) Porque o Justo vive pela Fé. (Rom  1:16,17 / 10:4,14,15,16,17)
(3) Porque precisamos de crescimento espiritual. (Heb.5:11-14)
(4) Porque precisamos do poder de Deus em nossas vidas. (II Cor. 10:4,5)

PORQUE A NOSSA DOUTRINA É REFORMADA?
(1)   O Catolicismo romano tornou-se dominante desde o ano 300 DC.
(2)   Sec. XV - Pre-reforma / Precurssores: ( João Wycliffe- Biblia Inglesa / João Huss – Sentimento nacionalista e ensino da pureza Cristã / Savanarola – Pregação das Escrituras. - Concílios reformadores: (Pizza/Constanza/Basiléia)
(3)   Sec. XV e XVI - Mundo renascentista: ( Mudanças Geograficas - Sociais -Humanistas – Politicas – Econômicas – Intelectuais, envolvendo:  Artes, Filosofia, Ciências e Religião)
(4)   Porque sustentamos as bases que conduziram a Reforma Protestante do Sec. XVI (31 de Outubro de 1517 - Martin Luthero, Wittemberg – Alemanha / Hino Leia poesia do Hino “Castelo forte”  HNC nº 155).

Sola Escriptura
Única regra de Fé e Pratica
Sl.33:6; Is. 55:11; II pe 1:18-21; Jo5:39; II Tm 2:2-4
Solo Christo
Único Mediador
Heb. 9:24; 4:15; Jo 17:24
Sola Gratia
Única forma de Salvação
Ef 2:8: Is 48:8,9
Sola Fide
Único meio da Graça Salvadora
Ef 2:8; Rom 1:16,17
Solo Dio Gloria
Único a ser adorado.
Jo 7:16-18; I Co 1:20,21; Êx. 20:1-7;  Fip. 2:9-11
A Deus, Toda a Glória!






AULA 02:  A Igreja Presbiteriana.


Seg
Ex 18:13-27
Ter
At 61-7
Qua
At 20:17-28
Qui
Tito 1:5-9
Sex
II João
Sab
III João

TEXTO PARA LIÇÃO:   At 20:17-28
ANTECEDENTES
1.  Antes da Reforma Protestante os Escoceses já resitiam o governo católico Inglês e já haviam criado um sistema de governo de Anciões de cada Clã Escocês. Somente com aReforma a Escocia oficializou a Igreja Presbiteriana e aliou-se  a Ingleterra de Igreja Episcopal.
2. John Knox (1513-1572),pelo contato com a teologia calvinista e fortemente  influenciado por João Calvino (1509-1564), estabeleceu a reforma na Escócia e instituiu a Igreja Presbiteriana como oficial no País. A oração “..da-me a Escócia, ou morro” de Knox, fez-se notar em cada região do País. A primeira confissão adotada foi a” Confissão dos seis John’s” (1560), feita em uma semana para aprovação do Parlamento, e posteriormente a Confissão de Fé de Westminster, em 1647.
3. A Igreja Presbiteriana Norte-Americana é filha da Igreja da Escócia, e a Igreja Presbiteriana do Brasil é filha da Igreja Norte-Americana.
HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
1. CHEGADA AO BRASIL. Fundada em 1859 pelo missionário Rev. Ashbel Green Simonton, que chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de1859.  (1º Pastor Ordenado: Rv. JoséManoel da Conçeição  - Brotas/ 1ª Igreja Presbiteriana do Rio de Jan. Rv. A.G. Simonton)
2. SISTEMA DE GOVERNO – Representativo. Os Presbiteros são eleitos pela Igreja e formam um Conselho (Pequeno Parlamento), onde o pastor é uma figura do Primeiro Ministro, ou presidente do conselho.
3. CONSTITUIÇÃO. A Igreja é Regida por uma Constituição aprovada em Supremo Concilio que subdivide-se em: Constituição da Igreja; Código de Disciplina; Princípios de Liturgia; Regimentos, Estatutos e Modelo de Atas.
4. CONFISSÃO. A Igreja presbiteriana do Brasil adota as Escrituras Sagradas do velho e do Novo Testamento como única regra de fé e prática e a Confissão de Fé de Westminster em seu Maior e Breve Catecismo, como sistema expositivo de doutrina e prática.
5. PRESENÇA SOCIAL. Igrejas e Congregações > Presbitérios > Sínodos > Supremo Concílio / Seminários  Teológicos> Institutos Bíblicos > Escolas > Universidades > Hospitais > Juntas de Missões > Imprenssa.

OUTRAS INFORMAÇÕES.




AULA 03:  A Biblia Sagrada 
                Única regra de fé e prática.


Seg
Êx 6:1-9
Ter
Êx 6:9-25
Qua
Sl 119:1-9
Qui
Jo 5:39
Sex
Rm 101-17
Sab
Heb 4:9-13

TEXTO PARA LIÇÃO:   II Tm 3: 14-17
1.  O SIGNIFICADO DA BÍBLIA -  Biblia vem do grego “biblos” que significa conjunto de livros. Compreende 39 Livros no Velho Testamento ( Pentatêuco > Livros Históricos > Livros Poéticos > Profetas Maiores > Profetas Menores) e 27 Livros no Novo Testamento. (Evangelhos > Livro Histórico > Cartas Paulinas > Cartas Gerais > Apocalipse)
2. A IMPORTÂNCIA DA BIBLIA NA VIDA DA IGREJA.
PROPÓSITO 1: A Biblia tem seu primeiro propósito em APRESENTAR a história do salvador para a humanidade e REVELAR ao homem a vontade Divina para a sua adoração e conduta.
PROPÓSITO 2: As Escrituras são o MEIO pelo qual Deus CHAMA – ENSINA - CORRIGE – CONSOLA – PROMETE – CURA O SEU POVO – EDIFICA A IGREJA– OPERA TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS - TESTEMUNHA SEUS FEITOS NA HISTÓRIA.
3. O QUE É A REGRA DE FÉ? (2ª Pergunta da Profissão de Fé) – Uma “regra de fé” constitui uma norma de confiança que temos, ou seja,  do que acreditamos.
4. O QUE É A REGRA DE PRÁTICA? Uma regra de prática constitui uma norma daquilo que realizamos, ou praticamos.
5. DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS A UMA VIDA DE FÉ E PRÁTICA. - Exemplos:
Desafio do Materialismo                                       Mat. 6:25-34
Desafio do Hedonismo (Pornografia)                    Rom. 12:1,2
Desafio da Inversão de valores                             Col. 2:8
Desafio do Sincretismo da Espiritualidade.            At. 20:28-32

GUARDE ISTO:

“A Bilblia é a Palavra de Deus. É o livro mais fascinante e encantador, mais investigado do mundo. Ela contém a mente de Deus, o estado do homem, a ruína dos impios e a eterna alegria dos crente em Cristo. Suas doutrinas são santas, seus preceitos são justos, suas histórias verdadeiras, suas decisões imutáveis. Leia a biblia para ser sábio, creia nela para estar seguro, pratique-a para ser santo. Ela contém luz para o caminho, alimento para o sustento, armadura para defesa. Ela revela o caráter do cristão, o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bussola do navegante, a espada do soldado, n’ela o paraíso restaurado e o céu aberto. Cristo é sua pessoa central, nosso bem seu propósito e a glória de Deus o seu fim.” (Anônimo)

Todo Salmo 119 fala-nos sobre a importância das Escrituras, destacamos: Sl 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos”.